Video Aulas online grátis

Receba Atualizações

Receba Atualizações por e-mail:
Insira aqui seu e-mail:
 

Fundação CECIERJ - Consórcio CEDERJ

Posted By Fabio Velasco On 17:59 Under
O Consórcio CEDERJ reúne o Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Fundação CECIERJ e as seis Universidades públicas sediadas no Estado:
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ;
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro– UENF;
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ;
  • Universidade Federal Fluminense – UFF;
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

Também participam ativamente deste esforço as Prefeituras Municipais que sediam os pólos regionais do CEDERJ.
Esse Consórcio foi elaborado em 1999, através do documento gerado por uma comissão formada por dois membros de cada universidade juntamente com a SECT – Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Esse documento foi assinado pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro e pelos Reitores das Universidades Consorciadas no dia 26 de janeiro de 2000. Estavam, então, efetivamente firmadas as bases para o Consórcio CEDERJ.
Os objetivos do CEDERJ são:
Contribuir para a interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado do Rio de Janeiro;Concorrer para facilitar o acesso ao ensino superior daqueles que não podem estudar no horário tradicional; Atuar na formação continuada, a distância, de profissionais do Estado, com atenção especial para o processo de atualização de professores da rede estadual de Ensino Médio; Aumentar a oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação no Estado do Rio de Janeiro.
A metodologia de educação a distância permite o acesso ao sistema daqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional superior público por morarem longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula.

A modalidade de educação a distância contribui para a formação de profissionais sem deslocá-los de seus municípios. Outro aspecto relevante é a carência de professores do Ensino Médio, principalmente nas áreas de Ciências e, especialmente, no interior do Estado.
O aluno do Consórcio CEDERJ está matriculado em uma das universidades do Consórcio, dependendo do curso e do pólo regional a que esteja vinculado. Ele faz o vestibular e todo o curso de graduação sem sair de sua cidade, recebendo diploma equivalente ao dos alunos dos cursos presenciais.

No Consórcio CEDERJ, a competência acadêmica dos cursos está a cargo dos docentes das universidades. São eles que preparam o projeto político e pedagógico dos cursos, o conteúdo do material didático, cuidam da tutoria e da avaliação, cabendo à Fundação CECIERJ a responsabilidade pela produção do material didático, pela gestão operacional da metodologia de EAD e pela montagem e operacionalização dos pólos regionais. Às prefeituras municipais, sede dos pólos regionais, cabem a adaptação física do espaço destinado ao pólo, o suprimento de material de consumo, bem como o pagamento de pessoal administrativo.

Dentre os princípios básicos do Consórcio CEDERJ está a manutenção da qualidade de seus cursos, que apresentam o mesmo rigor acadêmico daqueles oferecidos de forma presencial nos campi de nossas Universidades consorciadas, inclusive no que diz respeito ao processo de avaliação de aprendizagem. Os cursos têm como princípios básicos a formação de indivíduos competentes e autônomos, atuantes segundo princípios éticos, construtores de uma sociedade democrática e solidária.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas na implementação de uma ação inovadora no setor público, a união de diferentes segmentos (Governo do Estado, Universidade públicas Estaduais e Federais e Prefeituras Municipais) vem permitindo vencer, paulatinamente, os desafios apresentados e como resultado, o Consórcio CEDERJ vem servindo de modelo em todo o Brasil, inclusive inspirando ações do MEC no fomento ao Ensino Superior a Distância brasileiro.
Para dar conta da infra-estrutura logística dos cursos do Consórcio CEDERJ, foi criado, em março de 2002, a fundação CECIERJ. Na realidade o Estado já dispunha de uma autarquia com um alcance restrito à cidade do Rio de Janeiro, que oferecia cursos de extensão para professores na área de ciência e divulgação científica. Por este motivo, ao invés de criar uma Fundação, a Lei Complementar nº 103 transformou a autarquia CECIERJ - Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro na Fundação CECIERJ – Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
A Fundação CECIERJ foi desenhada para atender à demanda operacional dos cursos do Consórcio CEDERJ mantendo e ampliando as atividades de divulgação científica da antiga autarquia CECIERJ.

A Fundação CECIERJ é assim constituída: Conselho Superior; Conselho Fiscal; Presidência; Vice-presidência de Educação Superior a Distância; Vice-presidência de divulgação Científica e Diretoria de Administração. No anexo 1 está apresentado o organograma da Fundação CECIERJ.
Em resumo, a Fundação CECIERJ atua oferecendo a infra-estrutura operacional ao Consórcio CEDERJ para a oferta dos cursos de graduação, do Pré-vestibular Social e de cursos de atualização para professores em exercício no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, nas áreas de Física, Química, Matemática, Biologia, Geologia, Geografia, Informática Educativa e Pedagogia. Além disso, atua na área de divulgação científica em diferentes projetos como, por exemplo, os Espaços da Ciência no interior do Estado, o projeto Jovens Talentos para Ciência, a Praça da Ciência Itinerante e a mostra Ver Ciência.





Postar um comentário

Termos de uso:
Não use palavras de baixo calão
Não seja um spammer, comente com sabedoria
Não utilize caixa alta

 
"Nosso objetivo é procurar, organizar e distribuir grátis o material necessário para seus estudos e seu sucesso"
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra. Não hospedamos nenhum CD ou programas que sejam de distribuição ilegal. Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que ira utilizá-los.

Central Blogs Doomos Technorati obloggeral blogblogs dihitt yoomp online couter