Apostilas: Cursos Técnicos

Apostila de Automação Industrial [Apostilas on-line Grátis]

19:48Fabio Velasco

Apostila de Automação Industrial

O presente trabalho foi escrito como suporte de um curso ministrado a engenheiros e técnicos ligados, de algum modo à automação industrial. Ele enfoca os aspectos de equipamentos e programas associados à automação.

O trabalho é dividido basicamente em três grandes assuntos:

  • Fundamentos
  • Tecnologias
  • Controle e Alarme do Processo

Na primeira parte, é apresentado o capítulo de Automação. A seguir são vistos as definições, símbolos e características de chaves manuais e automáticas, relés e solenóides, temporizadores, contadores e dispositivos de segurança, no capítulo Componentes Eletromecânicos. O terceiro capítulo, Símbolos Lógicos, baseia-se na norma ISA S5.2 e são apresentados os símbolos, equações, circuitos e conceitos básicos das portas lógicas. Encerrando esta primeira parte, são apresentados os componentes, desenvolvimento e análise da Programação de Sistemas Digitais, baseada na norma IEC 1131-1. São vistas as duas programações gráficas: o Diagrama Ladder, representação básica para circuitos de automação com relés e de Controlador Lógico Programável e o Diagrama de Blocos de Função, que são atualmente aplicados em sistemas onde o diagrama ladder é pobre e insuficiente.

Na segunda parte do trabalho e no capítulo de Tecnologias são apresentados os principais conceitos relacionados com a Instrumentação Inteligente, incluindo controladores single loop e transmissores digitais e mostrando as características da instrumentação virtual ou de software. No capítulo sobre Computador no Processo, são apresentadas as aplicações comuns do computador na automação, incluindo configurações clássicas, como a arquitetura do Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD). No próximo capítulo, são apresentados os conceitos, diagrama de blocos, componentes do Controlador Lógico Programável (CLP), sistema básico para realizar a automação de processos. É apresentada a filosofia do Controle Supervisório e Aquisição de Dados (SCADA). Finalmente, é apresentado o capítulo de Integração de Sistemas, dando ênfase aos conceitos de redes de computadores protocolos, interfaces, comunicação de dados e Base de Dados, que é o capitulo final da seção.

Na terceira parte do trabalho, há o capítulo de Controle de Processo, onde são apresentados os conceitos básicos do controle convencional analógico, baseado no algoritmo PID e na estratégia de realimentação negativa e os conceitos de Controle Lógico, onde são mostradas as diferenças entre este e o controle contínuo. É apresentado um capítulo sobre Controle Batelada, que possui conceitos próprios e onde a automação é muito aplicada. Há ainda o capítulo de Alarme e Intertravamento de Processo e outro capítulo sobre Anunciador de Alarme. Finalmente, há um capítulo sobre Operação de Processo.

O trabalho está continuamente sendo revisto, quando são melhorados os desenhos, editadas figuras melhores, atribuídos os créditos a todas as fotografias usadas e alterada a terminologia para atender as revisões de normas aplicáveis.

Automação Industrial - Livro




You Might Also Like

0 comentários

Termos de uso:
Não use palavras de baixo calão
Não seja um spammer, comente com sabedoria
Não utilize caixa alta

Comments System

Disqus Shortname

Popular Posts

Formulário de contato